sábado, 11 de junho de 2011

"Cabo Verde exemplo da Democracia em Africa Ocidental"


 

 «O meu grande projecto é voltar para minha terra e implementar junto com as ONG´s trabalhos para acções sociais»
 Edleusa Camara, nasceu em Guiné Bissau, estuda 3ºano de Jornalismo na Uni –Piaget. Os conflitos no seu país , fez com que ela optasse Cabo-Verde para continuar os os seus estudos.
Uma excelente colega  com um futuro promissor na área de jornalismo, Camará deixa transparecer nas palavras ao longo da entrevista, que tem projectos pra a sua Terra Natal.
 NI: Porque escolheu Cabo Verde para fazer os seus estudos?
Edleusa Camará: Não foi uma opcção, mas sim, situações que fogem ao nosso controlo.As guerras na Guiné-Bissau, foram um dos principais motivos. Como tenho familiares em Cabo Verde, e a proximidade das nossas culturas, Cabo Verde foi uma alternativa mais viável.
NI: Que motivo a levou para fazer Jornalismo?
EC: Sinceramente jornalismo não é a minha área preferida.Eu gosto de Relações públicas, mas, fazer área de comunicação nomeadamente Jornalismo dá-nos um campo vasto, tanto na escrita, como na interacção com público.

«Eu me sinto muito bem, em Cabo Verde»

NI: Com a sua carisma, não acha que ser Jornalista é uma mais valia para fazer que o Cidadão tenha mais voz nos Mídia.
EC: Acho que sim, mas eu não gosto de muita confusão e para isso exige muito trabalho.. por isso penso ir para RP, que também tem um campo vasto de trabalho.
NI: Sente-se integrada em Cabo Verde?
ED: Eu me sinto muito bem, em Cabo Verde, tenho bons colegas e os  meus familiares me tratem bem.Mas o meu grande projecto é voltar para minha terra e implementar junto com as ONG´s trabalhos para acções sociais.Nos modelos Jornalisticos  eu gosto do Jornalismo Cívico, que me obriga a ficar perto dos cidadãos.


«Que dêem mais valor ao ensino em Cabo Verde, pois é um país  que proporciona e aposta no ensino e nos quadros Cabo-Verdianos»
NI: Mudemos um pouco de assunto: Como avalia a Universidade Jean-Piaget em Cabo Verde?
EC:Para mim é uma excelente instituição de ensino. Proporciona condições favoráveis para aprendizagem, tem bom espaço físico.Mas existe um lado que considero negativo; a selecção de professores para áreas específicas:Temos por exemplo a disciplina de atelier de criação, que a meu ver o professor tem dificuldades para lidar com os alunos de Jornalismo.Para mim é uma área sensivel e muito criativa.
NI: De vivências que teve na Guiné, o que consideras muito positivo em Cabo Verde?
EC: Considero que a  política em Cabo Verde é democrática, apesar de conflitos, sempre as situações acabam por serem resolvidas sem guerras. Falo concretamente nas corridas às Presidenciais que a maioria chama de “crise”, mas a meu ver é um sinal da democgracia. Cabo Verde é um exemplo na África Ocidental
NI: Como aluna, que sugestões e dicas para seus colegas?
EC: Que dêem mais valor ao ensino em Cabo Verde, pois é um país  que proporciona e aposta no ensino e nos quadros Cabo-Verdianos .Que deixem para fazerem Pós-Graduação fora, como forma de ter novos contactos e conhecimentos.
Fonte: Edlesa Camará
Texto-Fotografia:Candida Barros.


Sem comentários:

Enviar um comentário