sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Cabo Verde: Webjornalismo ou Jornalismo Online?


Depois duma análise aos jornais online nacional, (A Nação, ASemana, Expressodasilhas e Liberal), constatou-se uma predominância do modelo digital, que corresponde à 3ª fase do jornalismo online na visão de Cabrera Gonsalez .Os conteúdos são transpostos da Imprensa escrita para os meios online, isto é os textos apresentados nos jornais impressos são semelhantes aos dos que são divulgados no online.

As noticias ainda não têm “link”, o que dificulta a leitura não-linear das notícias, que é uma das características do Web jornalismo, principalmente quando se quer fazer um cruzamento de informação.

 O layout adequa-se ao meio online, ou melhor dizendo, existe uma linha editorial ( cada coluna debruça sobre um tema específico).

Ainda há actualizações das notícias e a divulgação da de última hora.  Os utilizadores podem comentar as publicações e, possivelmente darem as suas opiniões sobre os acontecimentos.

Numa outra perspectiva, a de Canavilhas que restringiu o processo em duas fases: O jornalismo online , onde se enquadra a imprensa online em Cabo Verde, se se levar em consideração a forma como é estruturado os conteúdos das notícias.   Persiste  ainda a transposição dos mesmos conteúdos levando as suas características para o meio online, tanto nos jornais como na rádio e na TV.

Uma breve confrontação com o Globo online, onde já existe o Webjornalismo, por se fazer uso dos meios multimédia, som, vídeo, fotografias, infografias entre outros, que se insere na 4ª fase do González e 2­ª  de Canavilhas. Por outras palavras, o site que serviu de exemplo faz o uso das características do Web jornalismo, sobretudo a interactividade e a “possibilidade de trocar o seu roteiro de leitura”.

Cândida Barros
Dilma Cardoso

 

Sem comentários:

Enviar um comentário